17/01/2012

A associação livre e a diferença das gerações




Um dia estava no CAPS em que trabalhava, animando um dos grupos da tarde com uma terapeuta ocupacional, e os meninos pediram pra gente ligar o som. Um deles tinha uma disqueteira, e comecei a escolher um CD. Depois de passar por um monte de gente que eu nunca vi nem ouvi, achei um título familiar, escrito com canetinha preta: “FUNK”. É esse, pensei, acreditando que ia escutar alguma coisa do James Brown, Funk como le Gusta, Paula Lima. Coloquei o CD todo contente, e eis que começa a tocar aquele ritmo de maculelê mal produzido, com timbre de órgão de brinquedo e com sotaque carioca, repetindo as maiores baixarias. Que decepção! Tirei o CD frente aos protestos da piazada, e a minha colega, mais nova que eu, me interpelou confusa: “Ué, você não tinha falado que adora funk?” Eu disse: “Funk, não isso!” “Mas isso é funk!” “Não, funk, sabe?, tipo James Brown?, aquele som nascido entre os negros americanos, cheio de swing, naipe de metais fazendo os riffs, a guitarrinha, sabe?” Ela não sabia. Nunca tinha ouvido falar...

Aí outro dia fui dar aula na faculdade, e não sei porque estava falando em Aldous Huxley, e todo mundo me olhou com aquela cara de turista estrangeiro perdido no meio do pelourinho:

“What?”

Tirei a batata da boca, caprichei na pronúncia, e repeti: Aldous Huxley!
Nada.

Ô, gente, escritor, ícone da contracultura nos anos 70, escreveu “Contraponto”?
Nada.

Aí eu facilitei: “Escreveu Admirável Mundo Novo”...
Aí um levantou a mão dizendo que conhecia, todo orgulhoso. Mas não tinha lido...

Aí apelei, porque vi que não tinha jeito: “É o cara que escreveu “As portas da percepção”, em que relata uma experiência ocorrida em 1953, quando ele tinha 60 anos; ele serviu de cobaia para testar os efeitos do recém sintetizado LSD, o ácido lisérgico“...

Ninguém.

Como já tinha perdido a paciência, entreguei logo os pontos: Tá bom, ele se tornou uma espécie de guru de Jim Morrison, vocalista do The Doors, cujo nome da banda é exatamente por causa desse livro AS PORTAS da percepção...

...
...

NINGUÉM???

THE DOORS?????

RIDERS ON THE STORM???

NINGUÉM CONHECE THE DOORS???

O FILME? Ninguém viu o filme do Oliver Stone?  

...
...

Quem?

Oliver Stooone, É O CARA QUE FEZ PLATOON, PORRA!

Aí eu desisti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário